sábado, 31 de julho de 2010

Amar, verbo transitivo ou intransitivo?


Eis então uma pergunta, não de difícil definição segundo a gramática escolar. O que fazer então?
Segundo meu grande consultor em língua portuguesa e guru do amor nas horas vagas, quem ama, ama algo ou alguém, porém, quem tem amor dá à alguém, para alguém constando então, preposição tornando-o um verbo transitivo. Precisa do complemento.
Precisa do outro pra tornar aquela ação compreensível.

Misturando gramática e situações reais advindas de minhas experiências, vividas ao longo desses vinte e poucos, podemos partir pro lado emocional.
Amar é então inquestionavelmente transitivo pois precisa de "alguém". Precisa de ter alguém pra receber a ação tão gostosa que é amar.

Sim, é isso mesmo.
Mas ele bem que poderia ser intransitivo. Quem ama, ama e ponto.
Não deveria de essa de "quem" se ama. Não precisaria de referencial.

Poderia ser uma linda frase e completa ao meu ver, "eu amo."
Simples, completo. Intransitivo.

Talvez a gramática, sabendo das tendências solitárias da humanidade decidiu então dar essa ajudinha na hora de "amar."

Ela disse, expressamente, quando se ama se diz "quem ama".

Então tá senhora, eu amo alguém.

é, transitiva.


Vai de mim, transitivando pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário